Arica está localizada no extremo norte do Chile (na costa Oeste), muito próximo à fronteira do Peru e Bolívia, por isso tornou-se um ponto de conexão por via terrestre entre os três países.
Arica é uma região que é povoada à mais de 10 mil anos, e foi ocupada por diversos povos durante toda história: Chinchorro, Tiwanaku, espanhóis.
Quando foi descoberto pelos espanhóis as minas de prata em Potosí, Arica era o principal porto de exportação para a prata. Aumentando o movimento na cidade, assim se tornou uma cidade muito povoada. E tamanha importância do porto de Arica, os piratas mais famosos da época foram visitar a cidade, entre eles Francis Drake e Thomas Cavendish.
Em 1868, a cidade teve quase sua totalidade destruída por um terremoto de 8,5 Graus na Escala de Richter, que foi seguido por uma Tsunami.
Entre as construções históricas estão a Catedral de San Marcos (desenhada por Gustave Eiffel) e o edifício da antiga aduana. Além disso o Museu Histórico de Armas e Museu Antropológico, em San Miguel de Azapa, onde se encontram as múmias mais antigas do mundo (Múmias de Chinchorro) e várias informações sobre os povos antigos da região.
Foi uma importante região durante a Guerra do Pacífico, que anteriormente pertencia a Bolívia e era uma das principais saídas para o oceano de domínio boliviano, que após a guerra ficou sem saída soberana para o mar. Essa região é um ponto de fricção entre as 2 nações, pois a Bolívia até hoje reivindica este território.
Na cidade de Arica se encontra o estádio Carlos Dittborn, palco de jogos da Copa do Mundo de 1962, onde o Brasil foi bi-campeão mundial
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.